ENVIE SEU PROJETO DE LEITURA

Prezados Professores,

Se você tem um projeto de leitura utilizando os livros ou contos do autor DENIS CRUZ, mande para o email deniscdacruz@hotmail.com, para publicarmos aqui no blog, com os devidos créditos.

Também podemos avaliar projetos de leitura com outros livros da rede de Educação Adventista, bem como sugestões de leitura.

sábado, 10 de setembro de 2011

ALÉM DA MAGIA

O livro ALÉM DA MAGIA - A história do garoto que queria ser bruxo - foi lançado em 2009 e já atingiu a marca de sete mil exemplares vendidos, indo para sua terceira tiragem.

O livro conta a história de um garoto chamado Pedro, absorto na leitura ficcional e crente de que o universo fantasioso da literatura realmente existe. Assim, ele quer ser um bruxo. 
SINOPSE OFICIAL: Pedro ficou supercurioso quando Tiago começou a frequentar sua escola. Qual era a verdadeira identidade daquele garoto? O que havia no livro de capa preta que ele carregava na mochila? Por que ele comia coisas estranhas na hora do intervalo? Será que Tiago era o que Pedro estava pensando? Leia este livro e desvende você também a história do garoto que queria ser bruxo. 

Para projetos educacionoais ou de igrejas, podemos vender livros com dedicatórias. Se tiver este interesse, fale conosco no email deniscdacruz@hotmail.com

PROJETOS DE LEITURA:

Quem assina o projeto abaixo é a Carmen de Souza - Coordenadora de Paradidáticos da Casa Publicadora Brasileira.



PROJETO DE LEITURA 01
xxx

Livro: ALÉM DA MAGIA – a história do garoto que queria ser bruxo
Autor: Denis Cruz
Anos: Ensino Fundamental
Disciplinas envolvidas: Ensino Religioso, Língua Portuguesa
Temas Transversais: Pluralidade cultural, Ética,


Objetivos
•    Compreender que Deus ama todas as pessoas e se preocupa com o nosso bem-estar.
•    Compreender que a Bíblia apresenta a verdade sobre Deus e Seu plano para a humanidade.
•    Reconhecer que algumas teorias amplamente divulgadas não encontram sustentação na Palavra de Deus.
•    Reconhecer que fomos criados por Deus, e por isso somos responsáveis por nosso corpo e nossa saúde.


Justificativa
     É possível perceber ao nosso redor um crescente interesse pelo mistério, pela magia, basta observar os temas de livros, revistas, filmes e jogos lançados recentemente. E cada vez mais, crianças e jovens se veem envolvidos por conceitos e ideias nem sempre tão reais, verídicas e coerentes com o que nos é apresentado na Bíblia.
    Por estar envolvido neste contexto, Pedro se aproxima de Tiago, seu novo colega de classe, procurando mais informações sobre o mundo sobrenatural. Mas Tiago apresenta um novo olhar para as respostas que Pedro procurava encontrar.
    E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará - João 8:32 (BLH)

Sugestões de atividades
1.    Apresenta capa e artigos de revistas com o tema de magia, sobrenatural, alienígenas, etc. Entre os livros mais vendidos da revista Veja, sempre podemos encontrar indicações nesta área.
2.    Debater: Por que os livros sobre magia ou situações sobrenaturais são os mais vendidos? O que faz com que as pessoas se interessem por estes temas? Existe algum fundamento para estas idéias? Esses temas são mencionados na Bíblia?
3.    Entregar o livro para a leitura. O professor pode solicitar a leitura intera do livro e depois realizar aos debates e considerações ou marcar capítulos para a discussão em classe sobre o que está acontecendo com os personagens.
4.    Dividir a turma em grupos. Cada grupo poderá relacionar pontos interessantes que observaram na leitura sob um aspecto. Ex. 1) informações sobre saúde; 2) informações sobre magia e ocultismo; 3) informações da Bíblia; 4) informações sobre testemunho; 5) informações sobre amizade. Ao apresentar as conclusões para a turma, poderão entrelaçar os dados e ver e relação que existe entre eles.
5.    Debater: Agora que leram o livro, o que a Bíblia fala a respeito de muitas idéias que hoje são amplamente divulgadas? Por que isso acontece? O que cabe a nós, cristãos, fazer quando nos deparamos com idéias diferentes daquelas que conhecemos?
6.    Escolher uma cena que mais gostou para dramatizar, caracterizando os personagens.
7.    Alguns temas apresentados no livro poderão ser melhor estudados com o professor de Ensino Religiosos, como o sábado, a vida após a morte, o pecado, o plano de salvação. Para isso, prefira atividades bem dinâmicas.Se possível, escolha um horário definido para aqueles que desejam aprofundar os conhecimentos sobre a Bíblia.
8.    Perguntar sobre o significado da palavra “testemunho”. Mostrar que Tiago testemunhou de sua fé para os colegas e professores. Como nós podemos testemunhar da nossa fé? O que fez com que cristão de antigamente tivessem coragem para testemunhar de sua fé? (primeiros cristão, valdenses, etc.) O que sustenta a sua fé?
9.    Elaborar um projeto de testemunho (individual ou coletivo). Individual: o aluno pode escolher enviar uma mensagem a um amigo ou parente mostrando quanto Deus nos ama. Coletivo: a turma pode escolher um abrigo, asilo ou lar de crianças para passar alguns momentos com eles, cantar e orar por eles.
10.    Elaborar um concurso de painéis ou HQ para representar cenas do livro. Os melhores colocados terão suas produções afixadas nos murais da escola.

Carmen de Souza
Coordenadora Pedagógica
Casa Publicadora Brasileira
 

8 comentários:

  1. quero sugarir que vocês possam colocar no site,para pessoas lerem on-line

    ResponderExcluir
  2. adorei este livro porque e muito bom e interessante a història

    ResponderExcluir
  3. to com preguica de ler, e vai cair na prova de portugues, como é q é??

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho q fazer o resumo deste livro na Escola Adventista de Nova Iguaçu,e no máximo 2 folhas...e achei mt interessante!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o livro maninhos! Estou pensando em fazer o meu :)

    ResponderExcluir
  6. Olá gostaria de saber qual o local certo que se passa essa história. É que meu filho precisa responder essa questão em uma atividade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...