Lançado em 2010, O DIA EM QUE A ÁGUA ACABOU vendeu a primeira tiragem - 3MIL exemplares - em pouco mais de quatro meses.
O
livro narra o relacionamento entre dois irmãos gêmeos - Luca e Marco - e a diferença de temperamento e de opinião deles sobre a economia de água.
SINOPSE OFICIAL: Afinal,
a água é renovável ou esgotável? Você já pensou nisso? Já ficou sem
água algum dia? Dois irmãos gêmeos já haviam pensado nisso, mas tinham
opiniões diferentes. E não é que um dia a água acabou e os irmãos partem
numa aventura para descobrir o por quê? Qual era o segredo escondido
por aquela fábrica próxima à principal fonte de água da cidade? Leia
tudo isso e muito mais neste livro!
Preço: R$ 14,70 COMPRE NO SITE DA CASA!
Para projetos educacionoais ou de igrejas, podemos vender livros com dedicatórias. Se tiver este interesse, fale conosco no email deniscdacruz@hotmail.com
PROJETO DE LEITURA:
Quem assina o projeto abaixo é a Carmen de Souza - Coordenadora de Paradidáticos da Casa Publicadora Brasileira.
PROJETO DE LEITURA 01
xxx
xxx
Autor: Denis Cruz
Turmas: 6º ao 9º ano
Disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências, Geografia
Tema: Ecologia
JUSTIFICATIVA
A água é um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo todo. O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos) podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada.
Um estudo da revista Science (julho de 2000) mostrou que aproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo.
Entre os anos de 1990 e 1995, a necessidade por água doce aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial. Isso ocorreu provocado pelo alto consumo de água em atividades industriais e zonas agrícolas. Infelizmente, apenas 2,5% da água do planeta Terra são de água doce, sendo que apenas 0,08% está em regiões acessíveis ao ser humano.
As principais causas de deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/poluicaodaagua/. Acesso em 16 jan 2011.
Turmas: 6º ao 9º ano
Disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências, Geografia
Tema: Ecologia
JUSTIFICATIVA
A água é um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo todo. O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos) podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada.
Um estudo da revista Science (julho de 2000) mostrou que aproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo.
Entre os anos de 1990 e 1995, a necessidade por água doce aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial. Isso ocorreu provocado pelo alto consumo de água em atividades industriais e zonas agrícolas. Infelizmente, apenas 2,5% da água do planeta Terra são de água doce, sendo que apenas 0,08% está em regiões acessíveis ao ser humano.
As principais causas de deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/poluicaodaagua/. Acesso em 16 jan 2011.
OBJETIVOS
• Compreender a importância da água na manutenção da vida.
• Respeitar a opinião do outro, mesmo que seja contrária a sua.
• Compreender-se como cidadão e responsável pelo cuidado da natureza que Deus lhe deu.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1. Debater as possibilidades de a água acabar e suas implicações no mundo (animais, pessoas, indústrias, etc.)
2. Apresentar o livro e o autor. Ouvir a opinião dos alunos sobre o que imaginam que será apresentado no livro.
3. Entregar o livro para a leitura.
4. Debater:
a. O livro atendeu as suas expectativas?
b. Como era o relacionamentos dos irmãos? Isso costuma acontecer?
c. Existem pessoas como o Luca, preocupado com as questões ambientais? E como o Marco, indiferentes a isso?
d. Qual o ponto alto da história?
e. Que parte você mudaria da história? Como seria?
f. Você imagina outro título? Qual?
g. Qual a importância do respeito para com as pessoas, mesmo que não seja da mesma opinião que elas?
5. Pesquisar o que as autoridades ambientais dizem a respeito da água e as possibilidades de escassez.
6. Relacionar os principais desafios nos relacionamentos. O professor poderá propor um desafio para o aperfeiçoamento dos relacionamentos em casa, na escola e na comunidade.
7. Entrevistar um líder dos Desbravadores para conhecer o clube, os projetos que realizam, etc.
8. Simular uma situação semelhante a de Luca e Marco e apresentar em sala, em forma de dramatização. Caso deseje oportunizar outras formas, os alunos poderão apresentar paródias, manchetes, etc.
9. Organizar uma notícia de jornal alertando sobre o problema da água ou sobre a situação vivida pelos personagens. O grupo poderá realizar ou simular entrevistas, anexar fotos, documentos. O professor de informática poderá orientar a forma de apresentar a notícia (manchete, chamada, texto, legenda, créditos, etc.).
Carmen de Souza
Coordenadora Pedagógica
Casa Publicadora Brasileira
Carmen de Souza
Coordenadora Pedagógica
Casa Publicadora Brasileira
Muito interesente esse livro fala de muitas coisas importantes
ResponderExcluirAnonimo